Aumento de produtividade é fundamental para pequenas indústrias superarem oscilações na demanda – e temos ajuda!

Muitas vezes desconhecidas, programas de institutos de tecnologia são boas opções de apoio para indústrias de menor porte.

O setor industrial foi um dos que mais sofreu com o cenário econômico recente. A queda de demanda ocasionou fechamentos, demissões e atrasos tecnológicos irreparáveis. Além disso, os custos de recursos chaves como petróleo, energia e matérias primas importadas subiram persistentemente.

Isso levou a uma nova realidade financeira das empresas, onde não existem muitas outras possibilidades além da otimização dos recursos. Fazer mais com menos é fundamental para superar as adversidades e tornar-se mais eficiente para sobreviver agora, e preparando-se para prosperar quando a economia se reestabelecer. Para isso, nós da Valpri temos recorrido ao suporte tecnológico que muito indústrias deveriam conhecer.

Desde 2015 até aqui, participamos de projetos do Sebrae, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e, a partir deste mês, do Senai. Contamos ainda com consultoria privada da Solid Strategy Co..

Alguns destes projetos são gratuitos, como o Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae/CNPq. Outros subsidiados, como o Indústria Paulista Mais Competitiva, do Senai. Além da viabilidade de caixa, as metodologias são perfeitamente aplicáveis a micro e pequenas indústrias.

Segundo Ivo, sócio e diretor da Valpri Embalagens Plásticas Flexíveis, o ganho de produtividade ameniza os impactos do mercado a medida que ganhamos eficiência. “Nossas experiências nos fizeram entender que a inovação e melhoria contínua são fatores fundamentais para superar turbulências. A otimização do processo produtivo e implantação de Cultura Organizacional voltada a melhoria contínua, introduzida por estas parceiras, nos fez amenizar a queda de margem de lucro devido a menor demanda e maiores custos.”.

Ivo também salienta que o aumento da qualidade no produto final também justifica a fidelização dos clientes em tempos de guerras por preços. “Raramente temos saída de clientes devido a briga por preços que se criou. Estão compatíveis com o mercado e, segundo pesquisas de satisfação, somos avaliados como qualidade superior à grande concorrência.”. “Claro, por melhor que seja o agricultor não há esperança sem chuva. Esperamos que a atividade econômica se restabeleça em breve.”. – completou.

Gostou? Procure entidades próximas a você e veja como será bem recebido. Abaixo links de quem nos tem ajudado.

http://industriamaiscompetitiva.sp.senai.br/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/agentes-locais-de-inovacao-receba-o-sebrae-na-sua-empresa
http://www.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex
http://www.solidstrategy.com.br/

x

Olá, podemos ajudar?

Deixe sua mensagem que nós retornaremos o mais breve possível.