Com Direito A Aplicativo De Precificação, Valpri Se Beneficia De Projeto Tecnológico Piloto Para Ganhar Eficiência

As empresas Kyodai e Valpri participam de programa de transformação tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, o IPT, que contou com recursos do Ministério da Economia e do Banco Mundial.


A correta definição de preços de uma empresa é indispensável para sua viabilidade e crescimento. Mas para as indústrias a formação de preços tende a ser mais complexa e dinâmica que em comércios e para prestadores de serviços, pois contam com mais variáveis na apuração de custos como custo de máquinas, mão de obra direta e oscilação de preços de matérias-primas. Montar orçamentos tende a ser, portanto, mais trabalhoso e demorado para o setor comercial, atrapalhando a eficiência e a negociação com os clientes.

Essa dificuldade motivou a empresa do grupo Valpri Embalagens Plásticas Flexíveis, a indústria Kyodai, a participar do piloto do projeto de Transformação Digital – Brasil Mais. Executado pelos parceiros dos Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, o IPT, e financiado pelos recursos do Banco Mundial e Ministério da Economia, foi desenvolvido novo processo de precificação da empresa que conta agora com aplicativo android para dar agilidade à equipe comercial para gerar orçamentos em tempo real para os clientes. A solução foi desenvolvida pela Solid Strategy Co., e foi replicada na Valpri Embalagens Plásticas Flexíveis.

A analista Denise Leite foi responsável por auxiliar no desenvolvimento e implantação na empresa, e estimou que o retorno sobre o investimento superou as expectativas. Ela relata que os principais benefícios do projeto estão na redução do tempo e riscos do cálculo de orçamentos : “Os custos de matérias-primas têm oscilado muito durante a pandemia, o que consumia muito tempo para calcular os preços dos pedidos. Agora, pode-se dizer que precisamos de poucos minutos ou até segundos para chegar ao preço correto”, relatou Denise. Ela complementa que já é possível sentir aumento na taxa de conversão de pedidos dado a agilidade na resposta. “Nossa equipe do comercial relatou que alguns pedidos contaram com aumento de agilidade no envio orçamento como fator de decisão de compra conosco, o que é bem gratificante”.

Os ganhos reais obtidos motivou a Valpri a também participar com outro projeto. A empresa optou por instalar dispositivos de controles produtivos das máquinas, dando mais um passo para sua prospecção tecnológica em Indústria 4.0. Dessa vez em parceria com a Révolus, espera-se ganhar produtividade com maior acurácia nos controles de eficiência geral dos equipamentos (OEE).

Denise, que também integra o projeto, comenta as expectativas do novo desafio: “Estamos entusiasmados com os dispositivos pois já implantamos projeto deste tipo e o resultado foi excepcional. Aprendemos anteriormente que as mudanças vão além da tecnologia, e são, mais do que tudo, organizacionais.
A equipe toda está animada”. – concluiu.